quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Guardando Sementes - Ecuador


Pequeno e inspirador Documentário sobre o Banco de Sementes da Red de Guardianes de Semillas do Equador 


                                                     




O mundo de amanhã não será o mesmo que o mundo de hoje e precisamos encontrar maneiras de sobreviver.
Se vamos seguir o apelo da Carta da Terra para "proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica", e de "controlar e erradicar organismos não-nativos ou modificados geneticamente nocivos às espécies nativas," em ao mesmo tempo, à medida que avançamos para o futuro, temos de começar a salvar nossas sementes.
A Red de Guardianes de Semillas (RGS, em Inglês: “Network of Seed Savers”) do Equador começou com apenas um objetivo em mente.
Durante os séculos 20 e início de 21, o mundo perdeu 70% de suas variedades de sementes tradicionais - hoje, continuamos a perder as sementes da herança a uma taxa de 5 variedades por dia.
Estamos a falar de desenvolvimento da agricultura orgânica, permacultura, agroecologia como formas de adaptação para o futuro, e, ainda assim, se não temos a flexibilidade de variedades de sementes tradicionais, não há nenhuma maneira de nós podemos fazer isso.
Como Javier Carrera dos RGS coloca, "É impossível desenvolver uma agricultura orgânica verdadeira ou agro-ecológica com sementes industriais, porque  terá sempre que comprá-las na indústria e ficar sempre dependente. E como estas sementes são tão uniformes não pode adaptá-los ao seu sistema produtivo. "